Dúvidas Frequentes



1 - Por que lavar o vinyl ?

Porque um vinyl só vai tocar bem se estiver limpo. Após a limpeza você vai obter uma melhor qualidade sonora e pureza de som, mais próximo que se pode ter do som ao vivo.

Em um vinyl limpo, o desgaste nos sulcos é infinitamente menor ou quase inexistente, preservando assim o seu vinyl e a vida útil da sua agulha.

Lógico que além da limpeza, é importante manter o seu toca discos ajustado.





2 – O que fica acumulado nos sulcos ?

Poeira, mofo, bolor, fungos, gordura, células mortas da pele, entre outros detritos.





3 – Quando devo lavar o vinyl ?

É interessante deixá-lo sempre limpo. Isso vai depender de vários fatores como, uso, como ele foi exposto ao ar ambiente, manuseio, local armazenado. Dependendo desses fatores o vinyl pode voltar a contaminar-se mais depressa com volta de ácaros e fungos. A maior parte da “sujeira” fica acumulada nos sulcos e imperceptível a olho nu. Agora, sempre que você perceber qualquer poeira, sujeira no vinyl, ou que a agulha está acumulando sujeira ao redor, é porque a situação já está bem critica, então é melhor lavá-lo o quanto antes.





4 – Passar um pano na superfície do vinyl não é suficiente ?

Não. Desta forma, você vai remover apenas uma pequena parte da sujeira e espalhar o resto nos sulcos do disco. Se o pano estiver úmido, você vai molhar a sujeira que já esta nos sulcos, deixando todos os detritos endurecidos e ficará mais difícil para a agulha percorrer o seu caminho.





5 – Passar uma escova de limpeza anti-estática não remove toda a sujeira ?

Não. Ela remove apenas uma pequena parte da sujeira, porque suas cerdas não conseguem penetrar totalmente nos sulcos do LP, onde fica acumulada a maior parte da sujeira.







6 – Por que vocês trocam o plástico interno ( inner sleeve ) a cada lavagem ?

Porque não adianta lavar o vinyl e continuar usando o mesmo saco plástico, muitas vezes sujo. Trocar o saco plástico ajuda a manter o LP limpo por mais tempo.





7 – Acabei de comprar um vinyl novo e lacrado, mesmo assim tenho que lavar ?

Sim, ele deve ser lavado, por mais limpo que possa parecer. Durante o processo de produção, moldagem, prensagem e corte do perímetro, é comum deixarem resíduos nas superfícies e no fundo dos sulcos do LP, como compostos de liberação da prensagem, resíduos de PVC etc.

Além disso, durante a fase de embalamento e manipulação dos LPs por pessoas ou máquinas, pode ocorrer que alguma sujeira chegue até os LPs que ainda estão expostos ao ambiente onde se encontra.







8 – Quais os cuidados para manter o vinyl limpo o máximo possível ?

O ideal seria manuseá-lo com uma luva de algodão, ou pelo menos com as mãos limpas e evitar tocar sua superfície, pegando-o sempre pelas bordas, armazená-lo em um local limpo, arejado, protegido do calor e da umidade excessiva ( acima de 60% de umidade relativa do ar ) onde não tenha muita poeira e de preferencia longe de janelas.

Ao escutar o vinyl, deixar a tampa do toca discos sempre abaixada, além de evitar que a poeira acumule no vinyl, evita que as frequências graves da caixa de som, balancem o braço do toca discos.





9 – O que certos produtos químicos podem causar no Vinyl ?

Podem causar a deterioração progressiva do som, até a deterioração imediata do vinyl em si.





10 – É usado algum produto químico na lavagem por ultrassom ?

Não, não é usado nenhum produto químico.





11 – Então, o que é usado no processo de lavagem por ultrassom ?

Apenas água destilada obtida pelo processo de destilação, sem nenhuma impureza, sais minerais, detritos etc.





12 – E como, somente a água destilada consegue remover toda a sujeira do Vinyl ?

O vinyl fica parcialmente submerso em um reservatório com água destilada e permanece em rotação o tempo todo. Nesse reservatório ondas ultrassonicas são geradas, causando um efeito chamado “cavitação”, onde minúsculas bolhas se formam e implodem na superfície e nos sulcos do vinyl. Essas pequenas bolhas removem a sujeira e resíduos, bem no fundo dos sulcos, onde nem mesmo a escova mais fina consegue alcançar. Atualmente é o melhor sistema de limpeza de LPs que existe.





13 – Por que vocês usam água destilada ou invés de água de torneira ?

Porque em cada local, a água é tratada de forma diferente. Um estudo feito na água em SP mostra diferentes elementos encontrados, como resíduos de ferro, sódio, alumínio bário, cloro, fluoreto, sulfato, nitrogênio nitrato, sulfeto de hidrogênio entre outros. Esses elementos em contato e atrito direto, “batendo” nos sulcos de um vinyl podem causar danos e deterioração do som.







14 – Em quais tipos de LPs vocês fazem a lavagem ?

Em qualquer LP de 7’’ (compactos), 10’’ e 12’’.







15 – Eu não tenho um sistema de áudio Hi-End, a lavagem por ultrassom adianta no meu caso ? Vou perceber alguma diferença ?

Qualquer LP bem cuidado e limpo sempre terá uma qualidade sonora melhor em qualquer sistema de áudio. Se você tiver um sistema de áudio básico, ouvirá os benefícios que um LP lavado por ultrassom lhe traz. LPs limpos e bem cuidados funcionam como um upgrade no seu sistema de áudio.

E se você tiver um sistema Hi-End, você ouvirá ainda muito mais detalhes trazidos das profundezas dos sulcos lavados por ultrassom, sobretudo se você tiver uma prensagem de melhor qualidade.







16 – O processo de limpeza por ultrassom é seguro para o vinyl ?

É um processo totalmente seguro e não causa nenhuma deterioração no LP.

Para demonstrar o quanto é seguro a lavagem por ultrassom, pegamos um vinyl colorido e com cor forte e chamativa.



Primeiro demonstramos o teste com um vinyl azul que foi lavado em um local com temperatura ambiente a 40 Cº para acelerar o desgaste do vinyl. O processo foi mantido por 9 horas seguidas sem interrupções.











Fica evidente que ao limpar o reservatório de água, somente a sujeira foi removida. Não é possível encontrar nenhuma partícula de vinyl ou de plástico azul, o que indicaria seu desgaste.

Depois o mesmo teste foi feito com um LP vermelho. Na sequencia, foi esvaziado a água do reservatório e colocado em um recipiente transparente. Essa água foi filtrada em um coador de café de papel ( 50 micras ). Mesmo assim não há nenhum sinal de desgaste do vinyl no filtro de café, apenas de sujeira removida.















17 – Durante o processo de lavagem existe a possibilidade de molhar a etiqueta do vinyl ?



Não, pois o vinyl só fica parcialmente submerso e em incansáveis testes nunca ouve nenhum ocorrido. Pelo menos não com o equipamento que usamos.





18 – Como eu tenho certeza que o vinyl está limpo de verdade ?

É nitidamente visível a diferença entre um vinyl sujo e outro que foi lavado.

Abaixo são imagens tiradas antes e depois, em um microscópio ( 400x ) de um vinyl sujo e após a lavagem, no processo normal de 4 minutos.




ANTES



DEPOIS





Se você não acredita em imagens, acredite no seu próprio ouvido e no que você ouvia antes e depois da lavagem feita pela Vinyl Service. Seus ouvidos lhe dirão tudo o que você precisa saber.





19 – Por que devo usar a lavagem de vinyl da Vinyl Service ?

Porque você vai ter o melhor serviço disponível e usando o melhor equipamento para lavagem profissional de LPs que existe no mercado, que trabalha com a tecnologia de ultrassom. Somos amantes e colecionadores de vinyl, assim como você, então sabemos o quanto seus LPs são importantes, por isso cuidamos dos seus LPs como se fossem nossos.







20 – Como faço para ter meus LPs lavados pela Vinyl Service ?



Escolha uma das opções que seja melhor para você. E qualquer dúvida entre em contato.



Entrega e retirada em nosso endereço ( Zona Oeste de SP )

Você pode entregar pessoalmente seus LPs em nosso endereço e apos a lavagem, retira-los.



Lavagem Express.

Entregue os LPs em nosso endereço e acompanhe pessoalmente a lavagem. Lembramos que esse serviço deve ser agendado com antecedência.



Envio pelo correio - (Não somos responsáveis por perdas ou danos, então recomendamos que faça seguro dos LPs antes de enviá-los ).

Envie seus LPs devidamente embalado, assim que fizermos a lavagem, enviaremos novamente pelo correio.



Lavagem a domicílio.

Se tiver interesse em lavar uma quantidade mínima de 20 LPs e não quer se deslocar ou enviar por correio, podemos ir até o seu endereço mediante um custo de deslocamento a combinar + o valor da lavagem.







21 - O custo de lavagem é razoável ?

O custo de lavagem e a troca do plástico interno é de R$ 7,00 por LP. Dependendo da quantidade, aplica-se a tabela de desconto abaixo. Esse é um valor razoável, se você levar em consideração o custo do equipamento necessário para oferecer o serviço, o tempo gasto e o resultado que você terá em seus LPs.



O custo de um equipamento de lavagem é bem alto para a maioria das pessoas terem o equipamento apenas para uso pessoal e o equipamento que usamos é a melhor máquina de lavagem por ultrassom que existe no mercado.



O serviço de limpeza professional, faz com que você aproveite os benefícios de ouvir um LP que foi lavado por ultrassom, sem ter que desembolsar o investimento para comprar de um equipamento só seu. Você pode gastar o seu tempo ouvindo seus álbuns, correndo atrás de novos LPs, sem ter que se preocupar em lavá-los.





Promoção válida até fevereiro de 2015 (Não aplicável a Lavagem Expressa, nem a domicílio )



Lave 10+ e ganhe 10% de desconto.

Lave 25+ e ganhe 15% de desconto.

Lave 50+ e ganhe 20% de desconto.

Lave 100+ e ganhe 25% de desconto.







22 – O custo de correio está incluso no valor da lavagem ?

Não, o custo tanto de envio como de devolução não esta incluso no valor da lavagem.







23 – Se eu tiver mais alguma dúvida, como devo proceder ?

Fique a vontade para entrar em contato por telefone, e-mail ou mensagem pelo Facebook. Responderemos o quanto antes.



Referencias



Klaudio

Record Genie

Legend Audio and Video

Joaquim Martins Cutrim